Método Provoz
40 anos ensinando jovens a se comunicar melhor
O Método
Centenas de jovens já se beneficiaram do Provoz
Os sete
pilares
do
Método PROVOZ
Autoconhecimento
Competências Comunicativas
Soft-skills
Canais de comunicação
São trabalhados a autodescoberta de suas potencialidades e dada a oportunidade de discutir comum adulto questões sobre o futuro. Essa discussão vai ficar mais clara, principalmente se ele adquirir as ferramentas de comunicação
Trabalhamos a competência física- voz, fala, dicção; a competência intelectual, que é o conhecimento transmitido, ou o conjunto daquilo que se fala de forma clara, objetiva e sucinta e a competência emocional, que é o conjunto de emoções e sentimentos que são transmitidos na comunicação e a importância do controle dessas emoções para a vida.
São uma combinação de habilidades interpessoais, habilidades sociais, habilidades de comunicação, traços de caráter ou personalidade, atitudes, atributos de carreira, inteligência social e quocientes de inteligência emocional, entre outros, que permitem às pessoas navegar em seu ambiente, trabalhar bem com outras pessoas, ter um bom desempenho e alcançar seus objetivos complementando as habilidades difíceis.
São apresentados nas expressões verbais que mostram que tipo de linguagem a pessoa entende melhor o diálogo e o mundo. Cada um tem seu canal preferido. Percebemos a realidade de maneira diferente, através dos cinco sentidos: visão, paladar, audição, olfato e tato. Codificamos a realidade de maneira diferente de acordo com nossas experiências e criamos um mapa ou padrão diferente do mundo.
Inicindo ou sustentando uma conversa
Comunicação em grupo
Novas formas de comunicação
São trabalhados as possibilidades de conversas com o outro. Como falar com naturalidade e segurança. Uma conversa, como uma história, tem começo, meio e fim. São trabalhados os aspectos de coerência e coesão da mensagem falada.
Na conversa com um grupo ou em uma reunião existe o momento certo para interromper aquele que está com a palavra e isso é difícil, principalmente para os tímidos e introvertidos. É. preciso ter uma dose de autoconfiança e segurança para participar da troca de turno na fala e a fala em público.
nesta etapa são trabalhados aspectos da comunicação nas mídias sociais. Embora o jovem tenha muito mais informações, ele talvez desconheça algumas questões sobre segurança e conteúdo do que pode ser publicado. Essa é o momento para o adulto o orientar.