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Método Provoz

40 anos ensinando jovens a se comunicar melhor

O Método

Centenas de jovens já se beneficiaram do Provoz

Esse método surgiu a partir da prática durante mais de 25 anos ministrando treinamentos para grupos de adultos que desejavam falar melhor não só em público, mas também em relações interpessoais, reuniões, entrevistas e em grupos de amigos. Foram mais de 100 turmas de professores, advogados, procuradores, jornalistas e outros que sentiam a mesma necessidade. A maioria dos alunos desses grupos afirmaram ter dificuldade de fala e expressão desde jovens, e isso trouxe grandes prejuízos na carreira ou nos estudos. 
Com o passar do tempo, foi formatado o Treinamento chamado MÉTODO PROVOZ PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMUNICATIVAS PARA ADOLESCENTES E JOVENS – Dicas e dinâmicas para a fala no cotidiano, para ser ministrado em grupos especialmente de adolescentes e jovens, contando com a presença de monitores que ao longo da semana e durante o período de treinamento ajudam os participantes a praticar as técnicas com os amigos, familiares, professores e em apresentações em sala de aula. 
 

Os sete pilares
do
Método PROVOZ

Os pilares oferecem as ferramentas usadas para uma boa comunicação. Essas vão desde a forma como o indivíduo conversa com ele mesmo, a “linguagem interna” – isto é, suas experiências, memórias e vivências – como o indivíduo constrói seus mapas, crenças e filtros, como enxerga o mundo: com positividade ou de forma negativa, como encontra ou constrói a solução de problemas e a organização do pensamento; até o modo como o indivíduo constrói a “linguagem externa”: a língua falada, o uso das regras gramaticais, a fala propriamente dita, a pronúncia das palavras, a dicção, a voz, seu jeito de vestir, de falar, de gesticular. Se considerarmos a comunicação escrita, ainda temos a língua escolhida, as regras de ortografia e as palavras propriamente ditas. Tudo o que envolve a expressão deve ser relevado como a linguagem corporal, a expressividade facial e o ambiente onde se dá a comunicação. 
Estamos falando da pessoa que emite a informação, o emissor. O indivíduo com quem o emissor conversa é chamado de receptor, o ouvinte. Considerando ainda os pilares da comunicação do ponto de vista do receptor, é ele quem escuta, recebe a informação, demonstra que compreendeu através da atenção e do contato visual.
Durante uma hora por dia, três vezes por semana, por sete semanas, os pais ou educadores se reúnem com seu filho ou sua filha a fim de fazerem juntos um treinamento objetivo para melhorar as habilidades comunicativas. 
Cada semana ou cada etapa é chamada de PILAR, que é um encontro especial. Temos uma semana para cada PILAR do Método PROVOZ e como são três vezes por semana, cada dia é um módulo desse encontro. 
O primeiro encontro e o último são gravados para que o jovem e os adultos possam observar a diferença na qualidade da comunicação antes e após o Treinamento PROVOZ.
Autoconhecimento
Competências Comunicativas
Soft-skills
Canais de comunicação

São trabalhados  a autodescoberta de suas potencialidades e dada a oportunidade de discutir comum adulto questões sobre o futuro. Essa discussão vai ficar mais clara, principalmente se ele adquirir as ferramentas de comunicação

Trabalhamos a competência física- voz, fala, dicção; a competência intelectual, que é o conhecimento transmitido, ou o conjunto daquilo que se fala de forma clara, objetiva e sucinta e a competência emocional, que é o conjunto de emoções e sentimentos que são transmitidos na comunicação e a importância do controle dessas emoções para a vida. 

São uma combinação de habilidades interpessoais, habilidades sociais, habilidades de comunicação, traços de caráter ou personalidade, atitudes, atributos de carreira, inteligência social e quocientes de inteligência emocional, entre outros, que permitem às pessoas navegar em seu ambiente, trabalhar bem com outras pessoas, ter um bom desempenho e alcançar seus objetivos complementando as habilidades difíceis. 

São apresentados nas expressões verbais que mostram que tipo de linguagem a pessoa entende melhor o diálogo e o mundo. Cada um tem seu canal preferido. Percebemos a realidade de maneira diferente, através dos cinco sentidos: visão, paladar, audição, olfato e tato. Codificamos a realidade de maneira diferente de acordo com nossas experiências e criamos um mapa ou padrão diferente do mundo.

Inicindo ou sustentando uma conversa
Comunicação em grupo
Novas formas de comunicação

São trabalhados as possibilidades de conversas com o outro. Como falar com naturalidade e segurança. Uma conversa, como uma história, tem começo, meio e fim. São trabalhados os aspectos de coerência e coesão da mensagem falada.

Na conversa com um grupo ou em uma reunião existe o momento certo para interromper aquele que está com a palavra e isso é difícil, principalmente para os tímidos e introvertidos. É. preciso ter uma dose de autoconfiança e segurança para participar da troca de turno na fala e a fala em público.

nesta etapa são trabalhados aspectos da comunicação nas mídias sociais. Embora o jovem tenha muito mais informações, ele talvez desconheça algumas questões sobre segurança e conteúdo do que pode ser publicado. Essa é o momento para o adulto o orientar. 

Testemunhos

Veja a opinião de quem conheceu o PROVOZ

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